Siga-me

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Qual a definição de arte e artista?

Ilustra Xue Jiye

O artista livre trabalha por conta própria, inspira-se e deixa que a imaginação o leve para longe ao invés de produzir aquilo que esperam dele, coloca-se na posição de contestador e muitas vezes pode ser interpretado como louco. Goza de prestígio social apenas quando se torna economicamente rico. Até então é visto como boêmio, vagabundo, brisado dentre outras coisas.
A liberdade artística desafia o comum em busca de uma missão criativa e através de sua escolha exerce um ideal, independente do modo que venha repercutir. O que infelizmente não rende frutos, por sair fora do padrão vigente de associações. Por muitas vezes o próprio artista se submete a trabalhar em cima de uma ideia batida visando a bajulação do gosto comum, em busca de retorno, sucesso fácil perdendo sua identidade. Poucos arriscam-se, assumem o compromisso de criar um projeto independente da recompensa.
A intenção deve partir rumo a uma entrega que o leve a desenvolver uma personalidade artística para que enfim haja reconhecimento/admiração do mesmo.
A transformação do indivíduo em artista parte de uma "morte simbólica", na qual promove o renascimento de um estágio avançado de consciência. O qual lhe permitirá inovar, trabalhar em cima de algo em que acredita. E para isso é necessário eleger um mestre, referência na qual possa espelhar-se afim de percorrer o mesmo caminho do sucesso. Isso nada tem a ver com copiar o trabalho alheio e sim com atitude. O verdadeiro discípulo não é fanático, busca inspiração para transformar seu talento em vocação a ponto de conseguir realizar sua própria obra.
O mistério da criação jamais deve ser desvendado e sim permanecer desde que faça algum sentido.

Pesquisa: MOREIRA, A. A. A. Tuneu, Tarsila e outros Mestres... O Aprendizado da Arte como um Rito de Iniciação. Plexus, 1998

3 comentários:

Made Brazil s/a disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ThaliTha Mercês disse...

oi querida, tenha um ótimo fim D!

Bjokas

http://coisasdethalitha.blogspot.com

Blog Woman Chic disse...

òtima postagem. O processo criativo de um artistica é bem interessante.
Beijos