Siga-me

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Pequenas Histórias


É um filme de segmento infantil, dirigido por Helvécio Ratton, que havia feito O menino maluquinho. E o mais bacana é que retrata histórias da nossa cultura popular, costuradas numa colcha de retalhos por ninguém menos que Marieta Severo, com jeito prosa , sabida mulher da fazenda. O primeiro causo é sobre Iara a sereia do rio que encanta o pescador, interpretada por Patrícia Pillar. Já o segundo, é sobre uma lenda caipira, a procissão das almas da noite de lua cheia, com a interpretação pra lá de gostosa do garotinho Vevé (Constantin de Tugny) que fica impressionado com a fábula e deixa sua imaginação voar longe. O terceiro é um conto de natal, Paulo José interpreta um Papai Noel encrencado que acaba fazendo de sua noite e porventura dos moradores de rua, mais do que especial. E enfim o último, conta as peripécias de José burraldo (Gero Camilo), como no nome sujeito burro que só vendo.
O longa é divertido, de uma ingenuidade. Tenho a impressão que a simplicidade de recursos é proposital no intuito de levar o espectador para bem próximo das crendices popularescas.






Curiosidade: Pequenas Histórias, foi escolhido como melhor longa-metragem infantil pela Academia Brasileira de Cinema em 2009. Ponto pra nós! \o/

Um comentário:

Blog da Le disse...

Poxa ótima dica amore!
Beijo
www.blogdaleoliveira.com