Siga-me

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Cinéfilos e videófilos

Ilustra Stephanie Marrott - Vintage Movie

Nunca se viu tantos filmes como nos dias de hoje, sendo que o público nas salas de cinema é inferior a vinte anos atrás. Isso se deve as facilidades da internet, tv e dvds disponíveis. Nota-se que grande parte do público interessado em filmes tem menos de 30 anos, por serem jovens que cresceram em meios aos vídeos. No entanto a maioria que os assistem, desconhecem os diretores. O destaque é dado pela capa, atores ou cenas intensas de sexo e violência, sugerindo que não interessa localizar os filmes na história do cinema, nem em relação aos seus atores.
O acesso ao cinema costuma ser guiado por consultas aos guias e de gosto pessoal que, às vezes justifica-se deslocar-se a outras zonas da cidade, os videófilos optam por alugar o que querem ver perto de casa e sem nenhuma decisão prévia.
A diferença entre cinéfilos e videófilos é que a relação destes com os filmes costuma dar-se num presente sem memória: as locadoras consideram que não interessam filmes com mais de 1 ano e para que perdurem à disposição por esse tempo, devem dar um lucro excepcional. Não importa qual o vídeo que se aluga nem quem é o diretor, se for o que houver de mais novo no quesito "ação-aventura", gênero requisitado nas telas gigantes e domésticas já está de bom tamanho.
Outra diferença entre a formação desses grupos distintos deriva dos sistemas classificatórios empregados. Na programação dos cinemas, anúncios em jornais e internet, embora predominem produções dos EUA, os filmes costumam ser apresentados com fichas técnicas, nacionalidade, etc e tal. As locadoras ordenam os filmes por gêneros: comédia, drama, romance, terror, infantis...todos americanos!!! Enquanto a minoria das produções europeias, asiáticas e latino-americanas estão agrupadas como "filmes estrangeiros" por isso acabam sendo deixadas de lado.
Portanto, cabe a vc procurar conhecimento, informação a respeito de filmes que retratam situações de uma riqueza do "novo", questionamentos, fatos curiosos e históricos ao invés de alienar-se áquilo que a mídia está afim de vender.

Pesquisa: Leitores, espectadores e internautas - Néstor García Canclini

2 comentários:

Saltos de Cristal disse...

Like.

Kisses,
Saltos de Cristal

http://saltosdecristal.blogspot.com/

Livea Bulcao disse...

Ola, adorei conhecer o blog!
Bjs

http://trajefino.blogspot.com